domingo, 19 de junho de 2011

CUIDADOS COM SEU FILHOTE...

  Você acaba de adquirir um filhote, fofo, muito simpático, mas não tem a menor idéia de como cuidar dele. E agora? Mantenha a calma, leia as dicas a seguir e você verá que não é tão difícil quanto parece.
  Filhotes após o desmame devem comer ração para filhotes até 1 ano de vida. Existem várias marcas no mercado com preços variados, mas procure, de preferência, por uma ração de boa qualidade. O que diferencia as marcas de rações é a qualidade da matéria-prima utilizada na sua produção. Uma boa ração, dispensa a suplementação de vitaminas e cálcio, pois ela já é balanceada atendendo às necessidades de crescimento do seu novo mascote.
  Os fabricantes costumam indicar no verso das embalagens, a quantidade diária ideal de ração de acordo com a idade e a raça do animal. Caso não venha um medidor, convém pesar esta quantidade numa balança de cozinha. Isso fará com que você ofereça a quantidade exata de ração. Às vezes pode parecer pouco, mas é exatamente o que ele precisa para crescer ativo e saudável.
  No começo, a ração deve ser oferecida de 4 a 5 vezes ao dia em pequenas quantidades e conforme o filhote for crescendo o número de refeições vai diminuindo. A partir de 1 ano de vida, quando já é considerado adulto, ele passa a comer apenas 2 vezes ao dia.
  Atenção ao tamanho do pelet (grão da ração), existem tamanhos variados para filhotes de raças grandes ou pequenas. O grão da ração adequado ao tamanho do seu filhote facilita a apreensão e mastigação do alimento.
  Caso o filhote não aceite a ração, insista! Evite acostumá-lo com outros alimentos. Misturar a ração seca a uma ração úmida pode ser uma boa saída para tornar a ração mais apetitosa, mas o ideal é que ele coma apenas a ração seca.
  Caso decida mudar de ração, faça de forma gradativa. Misture a ração antiga com a nova, vá diminuindo aos poucos a antiga, até que ofereça apenas a nova marca. Isso evitará que o animal tenha diarréia ou outra alteração nas fezes.

  Essa foi a dica do domingo... se tiverem mais alguma dúvida... entrem em contato pelo petnocapricho@hotmail.com ... ou deixe seu comentário aqui no site!!!

Um comentário:

  1. mt interessante essas dicas, de como criar um filhote, e estou no aguardo para saber mais informações de como tratar meus bichinhos de estimação.

    ResponderExcluir